Curiosidade: O Portal Tokufriends


Estamos em 2018, e sabemos que muitos seguidores que temos hoje são novos, vindos da rede social Facebook e de buscas no Google. Logo, muitos não conhecem toda a nossa trajetória que tem tópicos bastante curiosos e divertidos.

Resolvemos portanto resgatar um deles: o Portal Tokufriends.

Lançado no final de 2008 utilizando o domínio www.tokufriends.com, o portal era um site que servia como "ponte de links" entre os vários projetos que tínhamos. Uma forma de fazer nossos usuários da época experimentarem a sensação de terem "todos os conteúdos em um único projeto".

Idealizado pelo terceiro administrador da Tokufriends (conhecido pela alcunha de Lordshake), seus estudos e criação nunca antes foram levados ao público. Mas para quem possui curiosidade de saber como ele funcionava, uma "xerox" do portal encontra-se arquivada na WayBack Machine, um site mundial que guarda imagens e estruturas de milhões de sites do planeta.

Nenhum dos links dele efetivamente funciona hoje, claro. Mas cliquem aqui para conferirem como ele era.

Porém antes desta versão final estar disponível aos usuários da época, a fase de planejamento e codificação do mesmo tomaram cerca de 1 mês de trabalho e pesquisa para o autodidata Lordshake. As imagens a seguir (ao clicarem em todas, as imagens expandirão em nova aba/janela) mostram parte do processo, passando inclusive por momentos de diversão interna no grupo, com a ideia do portal ter exibido um bovino sendo abduzido por um disco voador (versão nunca levada a público).

A imagem original de Shibuya


Versão com abdução de um bovino e os amigos Ultraman e Barney


Versão com Ultraman Tiga mudando de profissão

Versão com dirigível e os recortes para posicionamento das novas imagens

O bovino era parte constante da diversão interna na época,
 até mesmo em outras imagens de teste

O portal em si foi desenvolvido para um navegador da época (talvez o I.E. ou o Firefox, não temos registros de qual foi), mas acabou-se descobrindo que sua codificação não era boa para o crescente número de usuários de outro navegador da época (provavelmente o Chrome), fazendo com que o portal tivesse vida curta, saindo do ar provavelmente para dar lugar à penúltima versão do site Tokufriends, que pode ser vista na seção Origens.

Contribuíram para a ideia deste post Paulo Luis Teixeira e Grégori Rigotti.

Postar um comentário

2 Comentários

Marcos Henrique disse…
tenho saudade da playlist que vc colocavam para oouvir
Ela caiu por causa de direitos autorais. Temos algumas possibilidades para o futuro, entretanto. Mas não neste momento, já que temos setores do grupo para ajeitar. Mas no futuro deveremos ter :D