
Spectreman ou em japonês Supekutoruman, é uma série de Tokusatsu que se enquadra dentro da categoria Kyodai Heroes (Heróis Gigantes) gênero iniciado em 1966 com Vingadores do Espaço (Magma Taishi) e mais tarde nos anos 70 com as produções da Tsubaraya Productions. A série foi uma produção da já falecida P- Productions, de onde também saíram verdadeiros clássicos como Zaborgar e Lion Man.
Spectreman estreou no dia 2 de janeiro de 1971 e foi finalizada em 25 de março de 1972 com 63 episódios exibidos pela TV Fuji, sendo uma criação de Souji Ushio (com pseudônimo de Tomio Sagisu). No Brasil, o herói estreou nos anos 80, onde foi exibido pela Rede Record, e depois passando para a TVS, atual SBT. Um ponto que chamava muita a atenção no seriado é que o tema principal era a ecologia, com monstros sendo criados a partir do lixo, passando uma mensagem de conscientização para cuidarmos do meio-ambiente.
Uma curiosidade, é que, quando a série estreou na TV, ela apareceu com o título de Uchû Enjin Gori (Macaco do Espaço Gori) um nome um tanto estranho para uma série, já que se tratava do nome do vilão. Após os primeiros 21 episódios, a produtora optou em mudar o nome para Uchû Enjin Gori tai Supekutoruman (Macaco do espaço Gori versus Spectreman) e finalmente no episódio de número 40, a serie ficou com o título de Spectreman.

Aqui no Brasil, a série fez muito sucesso e já se tornou um verdadeiro Cult, sendo um dos heróis mais lembrados do primeiro TokuBoom que aconteceu aqui nos anos 70/80, quando Jaspion e Changeman ainda nem sonhavam em ser projetados.
Há alguns meses, a empresa Cult Classics / World Classics (trata-se da mesma empresa, apenas houve um mudança no nome) anunciou de forma misteriosa o primeiro box original da série com os primeiros 31 episódios, e o melhor, com a dublagem clássica mantida! (Nós da Tokufriends fomos os primeiros a divulgar vide aqui). Um feito que até hoje, nenhuma empresa conseguiu fazer. Algumas tentaram, como foi o caso da desconhecida Masterpiece que algum tempo atrás anunciou a série junto com o Ultraman, e tudo não passou de uma propaganda pra lá de enganosa com os tais DVDs nunca lançados.
Muitos DVDs lançados no Brasil, tem o péssimo defeito em ser belo visualmente, mas sem essa mesma qualidade por dentro. Não que este seja o caso de Spectraman, mas posso dizer que a parte visual do Box está muito bonita!
O formato é o mesmo adotado nos lançamentos anteriores da empresa, que é o Digistack, ideal para quem coleciona e não tem muito espaço (todos sabem que espaço, é o principal vilão para quem coleciona) já que nele possui 4 discos. Outro ponto positivo é a luva que envolve o Digistack proporcionando mais proteção e preservação dos discos. A impressão em cada DVD também é de qualidade, mantendo o mesmo desenho, mas com cores diferentes.
Na parte interna do Box temos uma bela ilustração com Spectreman nos traços que lembram heróis das HQs americanas. O único ponto negativo na capa, é o mesmo erro cometido com o Ultraman, escrito "Temporada Completa" pois embora a série tenha normalmente episódios duplos, formando arcos, nós sabemos que Tokusatsu não possui temporadas, são séries formadas por início, meio e fim. Tirando este pequeno erro, a arte do box está ótima!
MENU E IMAGEM DOS EPISÓDIOS
![]() |
Menus correspondentes aos volumes 1 e 2
Os menus como vocês podem ver são simples, apenas com o "Iniciar" Configurações para troca de áudio e/ou legendas e a seleção de episódios, sem nenhum extra sequer (poderiam colocar pelo menos uma galeria de fotos para não ficar feio) mas enfim, o menu está bem feito com imagens de qualidade.
![]()
Nos menus dos discos 3 e 4 nota-se que a imagem do volume 4 e a mesma utilizada no volume 1. Será que faltou imagem ou foi preguiça de criar um novo? (risos).
Agora vem a parte mais difícil de falar quando se trata de DVDs nacionais de Tokusatsu, a imagem nos episódios! Mas, antes de iniciarmos qualquer julgamento sobre a empresa, primeiro precisamos ter consciência que se trata de um seriado de 1971, com pouca preservação, a não ser os Blu-Rays lançados no Japão.
Quanto as imagens deste Box, eu diria que estão medianas, um pouco melhores que as imagens fornecidas nos DVDs alternativos, com mais contraste, porém com pouco brilho deixando a imagem um pouco escura.
Não espere nada remasterizado por que não está, então quem comprar achando que a série está melhorada digitalmente pode se decepcionar, o que é realmente uma pena. Mas a imagem está razoável, assistindo em uma tela LED de pelo menos 29 até 32 polegadas você consegue uma imagem legal, maior que isso a qualidade irá cair muito. Abaixo veja algumas cenas retiradas do DVD. ![]() ![]() |
Acredito que a imagem não consegue ser melhor que os outros lançamentos da World Classics, principalmente do box do Ultraman. Um ponto positivo é que a versão utilizada é a versão original japonesa, e não a versão americana com foi o caso do Robô Gigante. Foi mantido também abertura original japonesa assim como o encerramento original. No meu ponto de vista, aos poucos a empresa está crescendo e aprendendo com os erros. E isto é muito bom para os futuros lançamentos.
ÁUDIO E LEGENDAS
Outro ponto difícil de opinar é em questão do áudio e das legendas. Vejamos, só pelo fato de ter a dublagem clássica, já é um grande motivo para comemorar, aparentemente ela não foi recuperada, então alguns episódios estão com menos qualidade que os outros, por ser um material antigo, algumas partes podem apresentar ruídos, entre outros probleminhas.
Como já era de ser imaginar, os episódios de número 25, 26 e 27 não possuem dublagens em português (isso é avisado na parte traseira do Box) alguns colecionadores mais antigos, alegam ter esses episódios dublados, e que eles foram sim exibidos no Brasil, o que eu realmente não tenho certeza se é verdade.
O áudio em japonês está bom, em canal Dolby Digital 5.1. As legendas aparentemente são adaptadas da dublagem, e até onde pude ver possui pouquíssimos erros de gramática, sem nomes dos personagens trocados.
A opção dos dois áudios e legenda é ideal para o público mais novo que gosta de assistir legendado e não se identifica muito com a dublagem. A dublagem de Spectreman foi realizada no antigo estúdio Com-Arte em São Paulo, e muitos dos dubladores, posteriormente emprestariam suas vozes para o seriado Chaves.
Para quem acompanhou as aventuras do herói em sua primeira exibição aqui no Brasil, com toda certeza irá ter momentos de muita nostalgia assistindo aos episódios com a clássica dublagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Provavelmente, mesmo com todas as informações colocadas aqui, muitos ainda estão pensando se realmente vale a pena ou não investir R$79,99 (em algumas lojas de rua você encontra por R$69,99) neste box, que é o primeiro de dois, ou seja, logo você precisará desembolsar mais uma vez essa grana se realmente estiver afim de ter a série completa na sua estante.
Esta é apenas a minha humilde opinião de fã e de colecionanador, posso dizer que fiquei satisfeito com o produto. Poderia ter sido melhor? Com imagem, som melhores? Sim poderia, ou melhor, deveria pelo preço cobrado, mas ao mesmo tempo, temos que lembrar que estamos no Brasil, e dificilmente as empresas se dispõem a dar a verdadeira atenção que essas séries deveriam ter, por ter fãs fieis que prezam principalmente pela qualidade. Infelizmente, sabemos que as coisas não funcionam assim.
Outra coisa que devemos ter em mente, é que devemos valorizar os lançamentos oficiais lançados. Ainda que não sabemos se realmente este box possui os direitos autorais, uma vez que a P-Productions não existe mais, então com quem a World Classics negociou a série ainda é um mistério. Ainda assim, isso incentiva a mesma e até outras empresas a investirem em mais séries aqui no Brasil. Se você não gostar do material, tem todo o direito como consumidor de ir lá e reclamar, agora cá entre nós, quem não compra, também não pode sair falando por ai que "nada" é lançado aqui no Brasil, concordam?

Então, vale a pena? Vale sim, se você gosta de colecionar, como eu já disse é um ótimo material, e também trata-se de um cult dos Tokusatsus, e eu me arrisco a dizer que não pode faltar na coleção de qualquer Tokufã, mesmo sendo uma série com baixo orçamento e efeitos visuais precários, o que não atrapalha em nada o seu desenvolvimento. Sem contar a mensagem importante e atual que a série nos passa.
Espero que este Review tenha tirado as dúvidas dos que estavam com medo de comprar, imagino que ele seja crucial para a decisão de muitos. Se você gosta de Tokusatsu e quer ter a série, compre, mas se você é um fã hardcore do herói ecológico e muito exigente com qualidade de som e principalmente de imagem, aconselho a esperar mais um pouco para quem sabe um futuro lançamento (o que acho pouco provável de acontecer). Se você aprovou o produto com base no que foi escrito aqui, não perca tempo e compre, e tenha um dos maiores clássicos do Tokusatsu na sua coleção!

19 Comentários
NO BOX DO ESPECTREMAN NÃO TEM LOGO DA TSUBURAYA Q COMPROU OS DIREITOS DA SÉRIE! ENEN APARECE NO VIDEO O LOGO DA MESMA!