Enciclopédia de Vilões Tokusatsu - Changeman

 

 Eis nossa Enciclopédia de Monstros Tokusatsu para Changeman, uma série que dispensa comentários pelo menos para os fãs brasileiros.

É muito comum nós lembrarmos dos herois, vermos imagens deles no Facebook, mas os monstros acabam muito esquecidos, e por isso a TF resolveu lembrar deles ao criar esta enciclopédia.

Cliquem nas imagens para ampliá-las.


LÍDER IMPÉRIO GOZMA - SENHOR BAZOO


Bazoo foi o poderoso líder de um Império espacial que cresceu a partir do medo e da covardia, aproveitando fraquezas. Mal sabiam seus seguidores que ele em si era apenas um planeta vivo que podia ser mais facilmente derrotado do que fazia parecer.


VILÃO - GILUKE


 Giluke teve altos e baixos em sua vida. Tentou lutar ao lado da Rainha Ahames contra Bazoo, e acabou não tendo escolha senão lutar ao lado do tirano espacial. Conseguiu voltar da morte, e mais tarde se transformou em Super Giluke e Guiraz. Tinha em suas espadas o principal ataque.


VILÃO - PIRATA ESPACIAL BUBA


 Buba sempre foi um ser triste e solitário, apesar de tentar se convencer de que seus atos de pirataria eram um meio de vida. Lutou bravamente ao lado de Gozma, mas demonstrou bondade ao ajudar Shima. Sua morte enfrentando Change Dragon foi uma das mais dramáticas da história do Tokusatsu.


VILÃ - SHIMA


 Princesa da estrela Aman, Shima acaba lutando a favor de Gozma para tentar reconstruir seu planeta. Criada pelo Monstro Espacial Wuba, adquiriu voz de homem por conta do leite do monstro. Acaba tendo um final feliz.


VILÃ - RAINHA AHAMES


Vinda da Estrela Amazo, a Rainha Ahames tentou um dia destruir Bazoo com Giluke e foi vencida. Atua junto de seu dragão de duas cabeças Yangueran, já despertou paixões, e passou pelo trauma de ser transformada em Monstro Espacial. Sobreviveu, e se sacrificou destruindo a base dos Changeman.


VILÃO - NAVEGADOR ESPACIAL GAATA


Gaata além de ser trapalhão e azarado, acabou atuando por Gozma provavelmente por questões financeiras. Graças a ele, Gozma mais teve derrotas do que vitórias. No fim, ele não era mau, e depois se redimiu ficando ao lado de sua esposa Zole e seu filho Wallage.


VILÕES - SOLDADOS HIDLER


 Os Soldados Hidler nascem de ovos gigantes, e são seres mutantes, cujo organismo funciona por uma canalização de gás ou oxigênio. Não lutam tão mal, e usam uma lâmina circular, além do visual apavorante para atacar as vítimas.


VILÃO - PRÍNCIPE ÍCARO

 

 Filho adotivo de Bazoo, ele se apaixona por Sayaka e é morto pelo próprio pai.



GYODAI

 Gyodai, de todos os membros de Gozma, era o único inocente desde o início. Seu poder de aumentar os seres sempre foi usado por ele, que sequer entendia direito o que se passava. Era triste e só queria encontrar outros membros de sua raça.


 EPISÓDIO 1 - GABOO


 Gaboo era um Monstro Espacial carnívoro, que podia fazer disparos energéticos de sua boca, mas devorava outros seres, tanto com sua boca principal quanto com os membros carnívoros que saiam de seus ombros.


EPISÓDIO 2 - GOME


Gome foi um dos monstros que mais utilizou o terror como arma de ataque. Sequestrava seres e os transformava em essência, com a qual construiu um castelo. Disparava raios de seu olho e de seus braços, assumindo ainda uma forma com a qual podia levitar.


EPISÓDIO 3 - ZOOBIE


Zoobie foi um companheiro de pirataria de Giluke, com poderes como força e raios. Acaba tendo sua cabeça separada do corpo, para que corpo e cabeça causem destruição e facilitem a conquista.


EPISÓDIO 4 - WUBA


Wuba é como a mãe de Shima. Com seu leite, o monstro muda a forma dos seres. Também possui disparo de raios laser.


EPISÓDIO 5 - PIKARLA


Único sobrevivente do planeta de Cristal, Pikarla acaba lutando ao lado do destruidor de seu planeta, Bazoo, pela chance de desenvolver na Terra um poderoso cristal que poderia reconstruir seu planeta. Possui raios oculares, e disparo de cristais explosivos de seu corpo.


EPISÓDIO 6 - MAZOO


Mazoo era um ser vegetal, conhecido por Giluke, e que em outros tempos, também tentou derrotar Bazoo. Seus poderes incluem mesclar-se à vegetais, "incorporar" em outros seres, e possui cipós de ataque.


EPISÓDIO 7 - DEMOS


 Demos possui disparos energéticos, uma espécie de cordas que saem de seu corpo, poderosas garras e invisibilidade. Mas ele foi Príncipe do Planeta Atlanta, e foi apenas obrigado a lutar pelo mal, para defender seu planeta.


EPISÓDIO 8 - DRÁCULA


Drácula possui disparos elétricos e o poder de voar, mas sua principal arma ocorre quando ele suga o sangue das vítimas. Ele se utiliza de um ultrasom para transformar estas vítimas em vampiros.


EPISÓDIO 9 - HOZZ


Hozz é seguramente um dos monstros mais perigosos que já existiram. Possui a capacidade de se mesclar à eletricidade, utilizando aparelhos elétricos ao seu bel prazer. Possui disparos elétricos, e seus braços funcionam como escudo.


EPISÓDIO 10 - HOST


Host possui telecinese, é capaz de controlar os objetos com maestria. Também possui raios, e algum controle gravitacional.


EPISÓDIO 11 - GHOST

Ghost possui completo domínio sobre a invisibilidade, disparos energéticos do peito, e laços energéticos das mãos.


EPISÓDIO 12 - BAMBA


Bamba possui disparos energéticos, mas sua principal arma é, através de uma zarabatana, transformar as mães em Seres Bamba, que na prática, como inimigos são inúteis.


EPISÓDIOS 13 E 14 - BALLAZ


Ballaz possui disparo de raios, mas seu principal poder é o de absorver toda e qualquer energia, podendo devolvê-la ao ponto de origem, causando assim muito estrago.


EPISÓDIO 15 - ROLDAN


Roldan possui a capacidade de tornar qualquer tipo de gás em veneno, assim como também pode se regenerar por ser constituído de pedras. Possui como ataque uma maça explosiva, e o disparo de pedras nos oponentes.


EPISÓDIO 16 - GARABER


Garaber possui disparos energéticos de seus olhos, e usa seu corpo para aprisionar pessoas, além de usar seus pêlos como uma espécie de "corda de contenção". Possui como capacidade principal a proteção auricular, para impedi-lo de ouvir a voz do bem dos seres do planeta Merryl.


EPISÓDIO 17 E 18 - GIRUBA


Giruba possui o poder de regenerar seu corpo dos ataques até mesmo do Change Robô, assim como possui raios que dispara das esferas que compõe seu corpo. Suas esferas também são usadas para comandar os Soldados Hidler, e explodem quando atiradas nos inimigos.


EPISÓDIO 19 - DICK


Dick é um monstro que se utiliza de sua agilidade no vôo para fugir dos disparos inimigos. Como arma de ataque, usa os disparos como se fosse uma metralhadora energética.


EPISÓDIO 20 - SHILA


Shila tem a capacidade de se locomover na água com extrema facilidade, e seu ataque energético é uma espécie de turbilhão que ocasiona tontura. Utilizou o cultivo de piranhas para atacar os Changeman.


EPISÓDIO 21 - RARA ROSS


Rara Ross é uma grande estrela do universo. Como astro do rock, coleciona fãs por várias galáxias, mas infelizmente pendeu para o mal. Utiliza sua guitarra para disparar cápsulas energéticas poderosas, e um óculos que calcula o padrão do inimigo.


EPISÓDIO 22 - MIRAH


Mirah é uma monstro fêmea, especialista em espionagem. Consegue utilizar o poder de espelhos para imitar formas de outros seres, assim como pode usar um flash estroboscópico, e uma frequência especial que causa explosões.


EPISÓDIO 23 - ZELLA


Zella é um sobrevivente da Estrela Criptonia, com a capacidade enorme de controlar os mares e os peixes. Como ataque direto possui raios oculares. Pode causar um distúrbio na realidade, e nela consegue flutuar.


EPISÓDIO 24 - KIGAN


Kigan é um monstro que executa a simbiose com alguns tipos de seres, e evolui com o que eles comem. Como ataques, possui esferas energéticas, e pode disparar suas unhas explosivas.


EPISÓDIO 25 - ZONOS


Zonos é um monstro com uma capacidade musical comparável a um tenor, mas utiliza as ondas sonoras de quem canta bem para provocar poderosos ataques sônicos. Seu próprio ataque direto é com ondas sonoras.


EPISÓDIO 26 - HOGLU


Hoglu é um monstro com a aparência de um zangão, e pode voar, disparar penas-flecha, e possui o disparo de um esfera energética lenta, mas altamente explosiva.


EPISÓDIO 27 - GILUMBO


 Gilumbo, assim como Hoglu, possui o disparo de uma esfera energética lenta, mas tão poderosa quanto. Porém, seu poder principal consiste em criar uma fenda dimensional que suga ítens de um ponto, para levá-los a outro.


EPISÓDIO 28 - PEIN


 Pein possui o poder de "amaldiçoar desenhos", causando o mal de pessoas retratadas neles. Mas ele também possui um elemento que sai de seu corpo e prende as vítimas, passando uma carga elétrica por ele. Possui ainda uma névoa negra que surpreende o inimigo, e raios elétricos dos olhos.


EPISÓDIO 29 - HAWKER


Hawker não é originalmente um membro de Gozma, mas sim antigo companheiro pirata de Buba. Hawker sozinho é como um tanque humano, invulnerável a ataques físicos. Materializa bumerangues.


EPISÓDIO 30 - DELIKAL


Delikal possui um disparo de energia dos olhos bastante poderoso, e uma espiral explosiva de sua boca ainda mais perigosa. Mas a tempestade magnética, que prejudica qualquer sistema eletrônico, é sua principal arma.


EPISÓDIO 31 - ZOLBAZ


 Zolbaz possui o poder de ficar invisível, telecinese, e dois tipos de disparos de seu único olho.


EPISÓDIO 32 A 36 - TRIO MONSTRO

 

 O Trio Monstro da Rainha Ahames era composto por Guizan (com o ataque Magna Flash, uma espécie de pó magnético), Gella (cujo ataque principal era o Raio Espiral) e Savoo (pura força física).


EPISÓDIO 37 -GENIUN

 

Geniun é um monstro que possui raios oculares, mas seu principal poder está em seu cérebro avançadíssimo, capaz de armazenar informações para calcular os movimentos de inimigos.


EPISÓDIO 38 - DORLON


Dorlon é um monstro cuja capacidade principal é usar o ressentimento das pessoas, criando fantasmas. Mas também possui raios, e a capacidade de se dissolver para escapar de ataques.


EPISÓDIO 39 - DAMUZ


Damuz possui o poder de criar as Portas Infernais, que são portais dimensionais dotados de inúmeros poderes de ilusão e ataque.


EPISÓDIO 40 - ZOLTER


O Monstro Espacial Zolter, ao comer doces, possui a capacidade de soltar um poderoso gás que derrete todo e qualquer tipo de metal.


EPISÓDIO 41 - DOLAR


Dolar foi o responsável por cuidar do Príncipe Ícaro desde bebê. Um poderoso monstro espacial com força, disparos flamejantes, e que possui espadas e bastão, que maneja muito bem. Junto do Príncipe Ícaro, dispara uma rajada laser ainda mais mortal.


EPISÓDIO 42 - SHADOW


Shadow era um monstro cujo poder principal era o de se fundir nas sombras das pessoas, controlando-as. Podia disparar raios elétricos também.


EPISÓDIO 43 - GORDAN


Gordan é uma união de vagalumes espaciais, formando um monstro que tem dois tipos de raios. Um que atordoa, e um que provoca leves explosões. Pode usar suas asas para prender pessoas.


EPISÓDIO 44 - ZADOZ


Monstro que, unindo-se a Giluke, salvou ambos da morte. Com seus poderes aumentados pelo agora Super Giluke, Zadoz pôde trazer dos mortos quatro monstros espaciais, e vários Soldados Hidler.


EPISÓDIO 45 - DAROZ


Daroz possui raios oculares explosivos, e dispara seus espinhos nos inimigos. Mas seu principal poder vem da manipulação de energias, retirando de um ponto e aplicando em outro.


EPISÓDIO 46 - GALGA


Galga possui raios que saem de seu corpo e são extremamente atordoantes a quem for atingido. Ele controla seres usando alguma frequência de som. Mostrou esse controle com Shima.


EPISÓDIO 47 - SPIDER


Spider vem do planeta Dellos para usar um aparelho tecnológico para destruir a Terra. Mas possui uma série de implementos mecânicos em seu corpo, que disparam como mini canhões. Usa seu topete como arma de distração.


EPISÓDIO 48 - BRUTUS


Brutus foi também um dos companheiros de Buba na pirataria espacial, mas o traiu, servindo a Super Giluke. Luta com uma lança especial que dispara a ponta explosiva.


EPISÓDIO 49 - ZOONIE


Zoonie é um monstro espacial que na verdade é Shima, transformada por Super Giluke. Os poderes do monstro envolvem transformar pedras em diamantes, e utiliza a mesma arma de Shima, que emite raios e efeito de tontura.


EPISÓDIOS 50 E 51 - YAN E GUERAN

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRIuaO9s1IsnTPv02Mxb5yZjjpBD87zDzG6B0p4ZP4XkkURj6g6zZBaMUj0if2aIwC1e8Y8mf2SGUjBIzNftWGXeN_A7-bKpXDCtqZrM88O4-Jhs4yYLug34bsNbQIgGL8aWqopiJNX71t/s1600/050_yan_changeman.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKgvO8m8CJQp2OP85IFU2CID0hzhGn0AwrWY_UhERz9kD1iCzi1HXWbnnR07VvQItXZi25QZ1F5bzFbtmzVYgoXTtqbT_9wrwXZREwhFCRWw5VMEk4x622rvxAxWv1dWwwM5W-_xlwNlTT/s1600/050_gueran_changeman.jpg

Yan e Gueran, são os monstros espaciais criados por Bazoo a partir do dragão espacial da Rainha Ahames. Yan possui gás congelante, e Gueran possui gás flamejante.


EPISÓDIO 52 - DALEN


Dalen é o monstro espacial que destruiu a estrela Aman, de Shima. Ele ressona uma frequência oposta a do povo da estrela Aman. Como ataques, ele emite uma energia do peito, e um raio de seus olhos.


EPISÓDIO 53 - MEZU


Mezu é um monstro espacial gerado a partir da transformação da Rainha Ahames. Ela consegue se separar, e Mezu segue a luta sozinho. Emite raios como ataques.


EPISÓDIO 54 - GUIRAZ



Guiraz é nada menos do que Super Giluke transformado no maior monstro espacial de todos os tempos. Dotado de duas espadas, inúmeros tipos de raios, super força e invulnerabilidade, ele só é derrotado por causa de um ferimento prévio que Super Giluke tinha.

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Eu gostaria muito que voces postassem uma foto do modelo de guitarra usado pelo monstro '' metaleiro'' espacial Rara Ross, pois eu quero muito ter um modelo de guitarra (de verdade, claro) igual ao dele. Ficarei muito grato se puderem atender o meu pedido.