Review - Homem Aranha Tokusatsu

O Homem-Aranha de Guerra Civil não ficaria bem com o Leopardon?

Enquanto a segunda parte da matéria sobre as Ultra-Séries está em composição, resolvi trazer algo para vocês se distraírem.  Acompanhando todo este disse-me-disse a respeito da participação do Homem-Aranha no novo filme do Capitão América,  é oportuno falar sobre o aracnídeo aqui no nosso bate papo.

Nada mais apropriado neste momento do que falar de sua passagem pelo ambiente dos Super-Herois do Japão, mais conhecido pelos fãs como  Supaidaman , ainda mais agora que os fãs da série Nipônica começaram a dizer nas redes sociais que o uniforme do Homem Aranha mostrado no Trailler de Guerra Cívil é uma referencia ao traje usado  pelo Homem Aranha da Toei. Referencia ou não, o uniforme lembra muito o traje usado no Tokusatsu, não acham?

Informação do site: Este review contém spoilers

O trailer oficial do filme Guerra Civil, onde o Homem-Aranha possui visual semelhante 
ao da versão Tokusatsu tem causado muitos comentários na Internet.


Com o acordo firmado em 1977 entre a Marvel e a Toei Company, no dia 17 de maio de 1978 estreava no Japão pela TV Tokyo a Série do Homem Aranha, ou Supaidāman (スパイダーマン), que contou com 41 episódios e ficou no ar até 14 de março de 1979.

Em sua versão japonesa, quem veste o traje do Aracnídeo é um rapaz chamado Takuya Yamashiro, um motociclista que presencia a queda da nave espacial "Marveller" (qualquer semelhança seria mera coincidência?), oriunda do planeta Spider. Nela encontra Garia, o único sobrevivente de seu planeta que através de uma injeção concede a Takuya os poderes do Aranha. A queda da nave Marveller  também chama a atenção do Dr. Yamashiro (pai de Takuya) e do Professor Monster, chefe da organização Iron Cross Army que tem o objetivo de dominar o Japão e o mundo inteiro.

Neste encontro o Dr. Yamashiro acaba sendo morto pelo vilão Prof. Monster,  despertando em Takuya  os desejos de vingança e também de  ajudar o planeta Terra a se defender a investidas do inimigo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZeLwbjJDwzsyPHjL8SDX333h3mCFJLLb0hM6QKic1c19jhEnv_-M-7qYrFXRvG4_s0iglWdy2mr2bhnCOnxDR0LMZm9M3d1YS4a5Y03DgxmVfpBwq0ywCy2mJSw6HGBvNU0fo8YtF54zx/s1600/spiderman_materia_02.jpg
 

Takuya na maior parte do tempo parece um abobado diante das pessoas, pois isso ajuda a manter sua identidade secreta, embora também faça com que as vezes seja vítima de comentários maldosos e debochados.  Assim como o Homem-Aranha original, o japonês também não tem muito dinheiro porque  quase não pode participar ativamente das corridas de motocicleta por conta de sua responsabilidade como super herói.

Takuya também tem a repsonsabilidade de cuidar de seus irmãos mais novos além de fazer fotos para o Jornal onde trabalha com Hitomi Sakuma, tida como sua melhor amiga e possível namorada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi0-S4sK9VIU_SaJiNtok5MDhHbm-fI59AkShj2URJ25Wcj5Cm3Es5pWxb_I9-ng3VJlPNqXNy1Vlq3mUl90AiRYR3doIhyy9kwJ69WovXbEiaRLDbQUbILD6GjfFdWBCZ-l_pnjadguNW/s1600/spiderman_materia_03.jpg

No decorrer da trama surge um importante aliado que é o agente da Interpol Juzo Mamiya,  que investiga os estranhos acontecimentos causados pela Iron Cross  Army. Mais adiante descobre que Takuya é o Homem Aranha e lhe confere um intercomunicador pelo  qual podem solicitar a ajuda um do outro nos mementos cruciais das suas aventuras.

Takuya ganha os poderes já conhecidos  do Homem Aranha, como  subir pelas paredes de prédios, aumento de força e agilidade, e o sentido de Aranha que avisa-o do perigo iminente para si ou para seus entes queridos. Takuya passa a sofrer um  efeito colateral, que consiste em seu enfraquecimento se for exposto  a baixas temperaturas, até perdendo seus poderes se for exposto  ao frio extremo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0Mqk3z5nIy_x3bS95ce8qbOPbdaL4FYQORZfY4s-1MFkFOlYbCREiqZXmKZXALqP7XnUscxOtfI90vQxLxr8HwC6IsR-gV4vtAOTXv63ygNuntza3VB9ufg0KI2TLzFTebdiVVsTOqqkE/s1600/spiderman_materia_04.jpg
 Spiderman e Kamen Rider V3

Antes de morrer,  Garia também concedeu a  Takuya  um bracelete através do qual ele pode acessar  o  Spider-Protector , seu traje de Homem -Aranha, que ao ser liberado do bracelete  cobre o corpo de Takuya automaticamente, aumentando assim sua resistência durante os embates  e protegendo sua identidade.

A Teia desta versão do Homem Aranha é produzida com o Spider- Fluid desenvolvido  com a tecnologia do Planeta Spider e tem grande resistência, podendo ser usada para aprisionar seus adversários e também permitindo que o Homem Aranha locomova-se com ela (embora isso seja raro na série). Ainda tem a vantagem de ser produzida infinitamente.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirs1c6zOGQ9xpbXoev9HD_MXws2Jnz5oWuzVbZGUda-nJlSiPcGJWnWUp3u9Hkr4wcOy7JZw1CihPykUXbqtw5JHRoO2dA8nuG2b1BEkn8-tMasr8aZ6R6oKMgDfekhNbSwwQK9qiZF5fW/s1600/spiderman_materia_05.jpg
 Spiderman e o toy Leopardon

O Supaidaman conta com um carro chamado Spider-Machine GP-7 que é equipado com armas de fogo e que também pode voar. Conta ainda com a já mencionada espaçonave Marveller equipada com canhões e que para grata surpresa dos fãs se transforma robô gigante Leopardon , que enfrenta  os monstros gigantes da organização Iron Cross Army.

Este seriado foi um grande sucesso no Japão e fez com que a Marvel tivesse bons lucros, também melhorando a situação da Toei Company no momento. O Robô Gigante Leopardon caiu nas graças do público e a molecada correu para as lojas de brinquedos para comprá-lo. Também  vale citar que existiram boatos de que a série que substituiria o Homem Aranha japonês viria do acordo entre Toei e Marvel, e seria uma adaptação do Capitão América. Mas as informações dão conta de que ainda em fase de produção os executivos da Toei acharam melhor focar nos herois super coloridos. Assim o  Projeto do Capitão América acabou se tornando Battle Fever J , dando origem à franquia  Super Sentai, pois  esta nova série se beneficiou do conceito criado no Supaidaman onde um Robô Gigante auxiliava no combate como uma arma final.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqhW3U5CzIa8Qadfn8WkJq_aIgFsAapHJzfRDDT-1GKGYBHZKZE3Bw0g66C9oSEaxSBSwGczHl5Sr8knqjAG6fg-RmEoRtWmv7Yyo0C3CRAgd2YcT91mquehOTdxSN95b4AHdiOBHQpR-0/s1600/spiderman_materia_06.jpg
 Supaidaman encontra-se com Stan Lee e o Homem-Aranha americano

Devemos levar em consideração que anos mais tarde a Toei acabou incluindo os dois Sentais anteriores (Himitsu Sentai Goranger e  JAKQ Dengekitai) como integrantes da franquia Super Sentai. Anteriormente eram chamados apenas de Sentais.

O Homem Aranha do Japão é sem duvida uma série que merece ser conferida e eu particularmente a considero uma produção ousada por  se tratar de um projeto que acabou mostrando uma adaptação diferenciada  de um personagem mundialmente conhecido, transportado  para o universo dos super herois Japoneses e estabelecendo conceitos que ainda hoje podem ser vistos nas produções da Toei Company.

Para quem quiser conferir a série, o Blog Tokusatsus a possui completa para download. Já as músicas da série podem ser baixadas aqui mesmo no site Tokufriends, na seção Tokufriends Music Station.


Sobre o autor:

Postar um comentário

1 Comentários

Sidney disse…
A franquia Super sentai ja existia.
Era conhecida somente como sentai.
Himitsu sentai Goranger e JAKQ foram os percusores.
Spiderman Japones foi o tokusatsu que trouxe inovações a um genero ja estabelecido.