
Esta é uma entrevista concedida para a Tokufriends muito gentilmente pelo Diretor do Museu da Bandai (Omochanomachi Bandai Museum), o Senhor Hiroshi Eda.
A Bandai é a terceira maior fabricante de brinquedos do Mundo, reconhecida por sua qualidade excepcional, e há muitos anos ela mantém o próprio Museu, um mundo mágico a mais, entre tantos que o Japão possui.
O Museu no momento desta entrevista já havia se mudado para Mibu, onde se encontra hoje, e a entrevista foi feita por E-mail em Inglês, e respondida, em nome do Senhor Eda, pelo Diretor Técnico do Museu, Nobuhiro Kiyono. Esta versão em Português é a tradução fiel do texto original.
A Tokufriends agradece a gentileza da empresa e de seu Museu, em nos atenderem.
Na entrada do Museu, a justa homenagem ao Tokusatsu
Tokufriends - O Museu da Bandai é um dos mais lindos e originais do Mundo. Antes de sua criação, em 2003, foram feitos estudos sobre os custos do projeto e de seu sucesso, ou a Bandai recebeu ajuda Governamental para iniciá-lo?
Nobuhiro - Houveram alguns estudos, mas não creio que tenham sido muitos. Nós tínhamos muitas coleções preciosas, e sabíamos que precisávamos abrir o Museu para as pessoas que amam brinquedos!
O Museu é mantido apenas pela Bandai, não recebemos ajuda do Governo.
Tokufriends - Desde que se mudaram de Matsudo, Chiba, as pessoas ainda visitam o Museu regularmente? Por que o Museu mudou de local?
Nobuhiro - Nós mudamos de Matsudo para Omochanomachi. Você conhece o significado de Omochanomachi?
Significa Cidade do Brinquedo! Este é um lindo nome, e endereço importante em Tochigi, no Japão. Há 40 anos, aqui haviam muitas fábricas de brinquedos. Muitos e muitos brinquedos eram produzidos nesta área e distribuídos pelo Mundo inteiro.
Agora paramos de fabricar brinquedos aqui e os fabricamos na China e no Sudeste da Ásia. Mas Omochanomachi é histórico, e ainda importante para a identidade de nossa empresa. Com certeza as pessoas continuam vindo ao nosso Museu.
Réplica gigante de um Gundam, linha de toys extremamente importante para a Bandai
Tokufriends - Por ano, quantas pessoas visitam o Museu da Bandai?
Nobuhiro - 50,000 pessoas por ano. Nós queremos que mais pessoas venham ao nosso espaço!
Tokufriends - O Gundam Cafe* não veio para esta nova estrutura do Museu? Existem locais de alimentação agora?
Nobuhiro - Agora não temos o Gundam Cafe. Ele está em Akihabara.
Não temos um restaurante, mas você pode comprar snacks nas 'vending machines', ou então trazer seu próprio alimento.
*Nota - No antigo prédio do Museu da Bandai, em Chiba, havia espaço para comportar mais atrações, incluindo salões de eventos, e o lindo Gundam Cafe, que é um ambiente não só para crianças curtirem biscoitos com o formato de um Gundam, mas para os pais desfrutarem de bebidas.
Uma curiosidade... por que será que existem jaquetas
de Dekaranger com capacetes de outras séries?
de Dekaranger com capacetes de outras séries?
Tokufriends - Para os possíveis brasileiros (ou leitores em Inglês que lerão esta entrevista) que irão visitar o Museu da Bandai, quais são os preços das atrações hoje?
Nobuhiro - A entrada custa 1000 ienes (crianças, 600 ienes)*
*Nota - Mesmo em alguns anos, os preços no Museu não mudaram. Para excursões de escolas japonesas, há diferenças no preço, para baixo.
Tokufriends - No Brasil (basicamente em todo o Planeta) existem muitos fãs de Tokusatsu e Animê.
Você tem alguma estatística sobre quais partes do Museu as pessoas vão/gostam mais?
É a seção dos Gundams, Animês, Ultraman, séries Tokusatsu da Toei?
Nobuhiro - Agora temos 4 seções:
Brinquedos Japoneses, Brinquedos do Mundo, Gundam e a Coleção Thomas Edison.
Quase todas as pessoas vem aqui por Gundam e os brinquedos japoneses.
Esta é apenas uma pequena amostra do acervo de brinquedos do Museu.
Tokufriends - Milhares de colecionadores de brinquedos no Mundo reconhecem a Bandai japonesa por sua qualidade e perfeccionismo como indústria de brinquedos.
O Museu da Bandai possui todos os brinquedos lançados pela Bandai japonesa até hoje?
Nobuhiro - Para nossa tristeza, nós não temos todos os brinquedos da Bandai. Mas temos muitos brinquedos de todo o Mundo.
Tokufriends - Existem planos para alguns projetos na Internet sobre o Museu, como visitas virtuais, vídeos ou algo assim?
Nobuhiro - Nós abriremos o Museu da Bandai Online.
Então você poderá ver nossas coleções no ambiente virtual. Em breve!*
*Nota - Algo deve ter mudado os planos do Museu da Bandai para este projeto, pois hoje não existe ainda nada em andamento para uma visitação virtual ao Museu.
A seção de Thomas Edison é uma atração cultural à parte no Museu da Bandai.
Tokufriends - Veículos de mídia de fora do Japão foram ao Museu fazer artigos para seus países?
Nobuhiro - Até agora não.
Esperamos que muitos jornalistas venham para o nosso Museu!
Tokufriends - Qual o endereço para os turistas chegarem ao Museu? Existe alguma linha de trem ou ônibus específicos para chegar nele?
Nobuhiro - Existe a Estação Omochanomachi. Você pode vir de Asakusa pelo trem de Tobu, e caminhar por 10 minutos. Ou então, 10 minutos de taxi da Estação Ishibashi de trem (linha JR Utsunomiya).
Endereço:
The Omochanomachi Bandai Museum (Bandai Co., Ltd.)
3-6-20, Omochanomachi , Mibu, Shimotsugagun, Tochigi
Tokufriends - Estamos maravilhados com a oportunidade desta entrevista. Muito obrigado, e desejamos mais e mais sucesso ao Museu da Bandai. Você quer deixar uma última mensagem aos fãs do Brasil e de todo o Mundo?
Nobuhiro - Nossas coleções são divertidas e excitantes! Você pode relembrar seus tempos de criança.
Venha e divirta-se com nossos brinquedos!
Muito obrigado.
Site Oficial
Página do site mostrando as coleções

.
0 Comentários