Matéria - Ultraman, O Gigante de Prata




Saudações Amigos do Tokufriends! Hoje estou por aqui para falar com vocês sobre a franquia  Tokusatsu Televisivo mais antiga do Japão e que como muitos sabem, é o meu gênero predileto de Tokusatsu, além de ser o segundo seriado a cores a estrear nas TVs do Japão.

Obviamente que estou falando de Ultraman, né?

Ultraman estreou na Tv na década de 60. Para ser mais exato, no dia 17 de Julho de 1966, e levou ao ar 39 episódios carregados de inovações em termos de Live-Action, só não sendo o primeiro seriado em cores do Japão porque uma semana antes já havia estreado "Maguma Taishi" que também foi exibido aqui no Brasil com o título de "Vingadores do Espaço".
E assim começava a era dos Heróis Gigantes na terra do Sol Nascente, pois Ultraman embora não tenha sido lançado com planos para dar inicio a uma franquia acabou dando origem à família de heróis mais antiga e popular do Japão. Foi neste embalo que surgiram outros Heróis Gigantes conhecidos como Kyodai Hero , sendo que Ultraman é o único sopro resistente de toda esta onda surgida nos criativos anos 60...

Desde que surgiu pela primeira vez na Tv, Ultraman criou conceitos e ditou regras, e isso pode ser visto em forma de homenagem em outras produções exibidas aqui no Brasil, e temos ótimos exemplos disso em Animes que vão desde Dragon Ball passando por Pokémon e até em Ben 10, que possui um personagem que inegavelmente é uma homenagem a Ultraman.


 Voltando no Tempo
Em 1954 estreava nos cinemas do Japão o Movie Godzilla (Gojira) com o comando do Mestre Eiji Tsuburaya no aperfeiçoamento de efeitos visuais, que deixaram os expectadores da época de boca aberta e marcava o cinema japonês com criatividade e profissionalismo. Este filme deu origem aos filmes de Godzilla assim como também lançou outros monstros (Kaijus) que mais tarde até ganharam seus própios filmes, criando então o gênero Kaiju -Eiga (Filmes de Monstros Gigantes) com sua principal produtora sendo a TOHO Company.

Porém os Monstros Gigantes foram além da telona dos cinemas, e pelas mãos de Eiji Tsuburaya alcançaram os lares do Japão chegando até eles pela televisão, pois em 1966 numa produção conjunta da Tokyo Boadcasting System com a Tsuburaya Productions era lançada a série 'Ultra Q' (Urutora Kyu) que com seus 28 episódios produzidos originalmente em preto & branco, levou os Monstros Gigantes para dentro da casa de seus fãs.


Ultra Q foi ao ar de 02 de Janeiro de 1966 até 03 de Julho do mesmo ano e encantou a molecada e também aos marmanjos. Vale citar que em Ultra Q não existia nenhum super herói gigante e nem pequeno (risos). A série foi moldada dentro dos conceitos da época para os seriados de mistério e ficção científica com uma mistura entre Além da Imaginação e Outer Limits, e Ultra Q mostrava a Reporter Yuriko Edogawa (Hiroko Sakurai- que mais tarde seria a oficial Fuji da Patrulha Científica de Ultraman), junto ao piloto Jun Manjome (Kenji Sahara) e de seu co-piloto Ippei Togawa (Yasuhiko Saijou). Juntos eles investigavam casos misteriosos envolvendo fantasmas, criaturas bizarras e monstros gigantes.

Imagens do elenco de Ultra Q, da época, e atualmente

A Série Ultra Q foi a primeira a mostrar Monstros Gigantes na Tv pois nada assim tinha sido mostrado anteriormente, sendo um sucesso imediato! Porém os chefões da TBS e o Mestre Tsuburaya queriam mais, e logo ele começou a imaginar um super-herói que pudesse combater monstros semanalmente na Tv, e assim estava dado o pontapé para a criação do Gigante Prateado... Ultraman!




Eiji Tsuburaya além de ser um gênio na arte dos efeitos visuais, também entendia bastante dos 'parangolés' de divulgação e do poder do veículo de comunicação que se chamava "Televisão", e até onde ele poderia alcançar.

E Por isso em uma sacada de mestre ele estreou seu novo personagem (Ultraman) em um Teatro (Auditório Suginami) que estava mega lotado de crianças no dia 10 de Julho de 1966. Com isso podemos dizer que Ultraman tem na verdade 40 episódios, e não 39 como muitos pensam.

Nesta apresentação que é conhecida como Ultraman episódio 00, todos os atores da série estavam presentes vestindo seus trajes, e assim também as músicas foram executadas ao vivo! E o mais importante, a molecada pôde ver Ultraman e os monstros ali bem de pertinho, valendo dizer que esta apresentação também foi transmitida pela Tv, garantindo assim a curiosidade do público para a estréia oficial.


Finalmente no dia 17 de Julho de 1966 a série Ultraman começava a ser exibida oficialmente no Japão sob o olhar atento e curioso da garotada, trazendo inovações em termos de efeitos visuais e muitas cores, pois como eu disse anteriormente, este foi o segundo Tokusatsu a ser produzido em cores já que a produtora P.Productions correu na frente e lançou seu seriado Vingadores do Espaço com uma semana de antecedência.

A Estréia de Ultraman é um marco na Tv Japonesa, mas porque não dizer mundial já que conquistou milhares de fãs em todas as partes do mundo onde foi exibido.






Escoltando ( ou seria perseguindo?) o Kaiju Bemlar para sua prisão espacial, o primeiro Ultraman acaba colidindo sua esfera espacial com o avião de caça do Oficial Hayata, membro da Patrulha Científica ( S.I.A. na segunda dublagem) e acaba causando sua morte. 

Para reparar o acontecido, o herói restitui a vida de Hayata (interpretado pelo famoso ator Susumu Kurobe), dividindo com ele sua energia vital. Isso acabou beneficiando aos dois, pois Ultraman não poderia permanecer em sua forma original aqui na Terra, já que o Sol de nosso Planeta é extremamente fraco para os Ultras e eles só podem ficar expostos por no maximo 3 minutos (as vezes nem tanto). O Oficial Hayata também foi beneficiado pois recuperou a vida perdida, mas de uma certa forma foi a união do utíl ao necessário pois Hayata era oficial da Patrulha Cientifica e estava ligado diretamente a tudo que estava acontecendo em termos de ameaças ao Planeta.




Ao Fundir sua energia vital com a do Ofical Hayata,Ultraman lhe entrega um artefato de transformação e lhe diz a frase que ficou marcada na cabeça das crianças da época:

"Sempre que estiver em perigo use a Cápsula beta e você Hayata se transformará no Ultraman"

Porém esta frase nunca foi dita na versão original japonesa! Essa frase foi criada na dublagem brasileira, e o que realmente acontece é que Ultraman passa a usar o corpo e memórias de Hayata para agir disfarçado na Terra enquanto a consciência de Hayata estava preservada.
Os fãs mais atentos devem ter notado no final da série, que embora seja falado que Ultraman retornaria, a separação de do herói do corpo de Hayata o deixou com uma expressão de "preocupação", mais parecendo que ele não lembrava de nada desde o dia em seu jato se chocou com a esfera de Ultraman...
Hoje em dia sabemos que a separação de Ultraman de seu hospedeiro só não o matou porque Ultraman Zoffy ao vir resgatar Ultraman trouxe duas vidas, uma para restabelecer Ultraman e outra para permitir que Hayata pudesse viver e assim reparar o acidente desencadeado pelo choque das naves.

O Menino Hoshino, que aparece na foto acima ao lado de Hayata também por um erro de tradução acaba sendo confundido como se fosse irmão da oficial Fuji, e de tanto este garoto ficar babando atrás da Patrulha Científica no decorrer da série ele acaba vestindo o uniforme...
O Verdadeiro irmão da Oficial Fuji aparece mais adiante na série e seu nome é Saturo, ele estrela o episódio "Palavra Proibida" junto com Mephilas Seijim o único Alien que Ultraman não conseguiu vencer, com a luta acabando empatada. Sem dúvida nenhuma é um dos melhores episódios da série, com um roteiro que deve ter levado as crianças a pensarem o que fariam se estivessem no lugar de Saturo (Sem Spoiler).

Ultraman contabilizou 39 episódios, pois apesar do grande sucesso haviam muitas dificuldades para a entrega dos episódios no prazo para serem exibidos na data fixada pela TBS, e apesar de todo o esforço e criatividade de Eiji Tsuburaya e sua equipe de produção, os custos para manter Ultraman no ar eram muito altos.
Muitos monstros foram reaproveitados de Ultra Q para produzir novos trajes e até um antigo traje de Godzilla foi trazido da Toho Company para produzir um monstro (Giras), e Eiji tinha um ateliê secreto onde os monstros e aliens eram confeccionados em Latex anti-inflámavel para suportar toda a pirotecnia envolvida no processo de filmagem. Portanto isso também envolvia gastos muito altos com alimentação, transporte, funcionários, luz e matéria prima para a confecção.


Ultraman estreou na Tv japonesa numa época em que a equipe de produção sob o comando de  Tsuburaya tinha de estar sempre driblando as dificuldades e obstáculos para se superarem em seus própositos, todos os dias dando o melhor de cada um, até porque o aparato com que a Tv contava estava muito distante do "arsenal" cinematográfico com que Eiji estava acostumado na Toho.

A Criatividade aliada a grande força de vontade foi o que fez com que toda esta equipe de produção demarcasse um ponto definitivo e pioneiro dentro da Tv Japonesa, criando e fincando conceitos que até hoje podem ser vistos em séries Tokusatsu atuais.
É bem verdade que hoje nada é mais usado exaustivamente como naquela época dos dourados e criativos anos 60, porém Ultraman permanece como um registro audio visual de muito do que se criou e ficou estampado no estilo Tokusatsu.


Ultraman foi exibido aqui em várias emissoras de Tv e em todas despertou a atenção do público, mas seu grande sucesso foi na década de 70 na extinta Tv Tupi, lembrando que sua estréia no Brasil se deu justamente na Tv Bandeirantes em 1968, só que National Kid acabou chamando mais a atenção por ser exibido na Tv Globo.

No programa infantil do Capitão AzA, Ultraman foi exibido completo e com sua abertura original,  depois seguido por Ultraseven e O Regresso de Ultraman. Os fãs desta época perduram até os dias de hoje e com suas reprises o primeiro Ultraman foi juntando ainda mais fãs que idolatram a série até os dias atuais.

Muitos desconhecem o fato da febre que foi Ultraman aqui no Brasil e chegam a afirmar que as séries Tokusatsu exibidas na Era Manchete obtiveram um sucesso maior que o Gigante Prateado. Porém as séries na década de 70 só eram compradas no mesmo segmento se conseguissem sucesso, e a maior prova do sucesso de Ultraman foi a compra de Ultraseven seguida de O Regresso de Ultraman (Jack).

Juntamente com Ultraman, outras séries eram exibidas no mesmo programa do Capitão AzA, que ficou conhecido por ser responsavel pelo primeiro "Toku-Boom" do Brasil. Embora National Kid e Príncipe Dinossauro (Kaiju Ouji) tenham sido exibidos em outras emissoras, o Clube do Capitão AzA além de Ultraman, Ultraseven e O Regresso de Ultraman, também exibiu Esper, Vingadores do Espaço, Robô Gigante e inúmeros animês como Phantomas, Taro Kid, Ribon No Kishi (Princesa e o Cavaleiro), Super Dínamo, Super Homen do Espaço, Speed Racer e outros, se tornando uma referência em produções vindas do Japão em todo o território nacional.
 
Emissoras Brasileiras que exibiram Ultraman:
Bandeirantes – Tupi – Record – SBT – Manchete – CNT

Na década de 90, mais precisamente em 1995, a Sato Company adquiriu os direitos de Ultraman e negociou sua venda para a Intermovies que também era conhecida como Reserva Especial. Então começou a ser lançado em fitas VHS aqui no Brasil e as vendas foram bem sucedidas tanto para Locadoras de Video quanto para o consumidor final.

Os fãs estavam com esperanças de finalmente ter a séries completa em suas prateleiras, porém só foram lançadas 12 fitas totalizando 24 episódios, já que as fitas tinham apenas dois episódios cada, que mostravam um pouco mais da metade da série.

No ano seguinte 1996, Ultraman voltava a ser exibido na Tv Manchete, dentro do programa Japan Action, uma parceria entre a emissora e a distribuidora Sato Company.




Ultraman como qualquer outro seriado, foi pirateado e vendido até em bancas de jornal. Por várias vezes foram feitos anúncios de lançamentos da série por produtoras um tanto suspeitas, como é o caso da Distribuidora Marterpiece que prometeu lançar Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Spectreman em DVD e Blu-Ray. 
O que aconteceu mesmo foi uma total desconfiança gerada por parte dos fãs diante de tanta promessa de uma distribuidora que ninguém conhecia, e que nem tinha em seu poder as Masters de auto definição para distribuir todas estas séries. Ainda havia uma guerra de direitos autorais entre a Japonesa Tsuburaya, a UMC/Tiga de Hong Kong que na época alegava ter conseguido os direitos de aquisição da série da Chayo da Tailândia... simplesmente uma loucura!


Em outubro deste ano (2015) a World Classics lançou no mercado um Box de Ultraman contendo os 39 episódios da série em uma caixa com cinco discos com opções de áudio em japonês e português, e legendas em inglês e português, pelo preço sugerido de R$ 99,90.

O Box é até bonito embora na minha opinião por este preço poderiam ter dado uma pesquisada mais a fundo para não pagar determinados micos, tais como colocar escrito no Box "Temporada Completa", pois todo bom fã de Tokusatsu sabe que estas séries não tem temporadas e são sequenciais com ínicio, meio e fim.

Outro mico grotesco é uma foto de O Regresso de Ultraman (1971), série que só foi ao ar no Japão 5 anos depois da série contida no Box... É isso mesmo, produção?!
 
Muitos fãs também se decepcionaram ao ver a qualidade da imagem e juram que é inferior a muito material gratuíto que está disponível na Internet para ser baixado de graça.

Por fim, os fãs mais exigentes também reclamaram do dorso do Box onde existe algo escrito por cima da máscara do herói.

Na minha opinião eu acho que poucos se importaram com estes detalhes, e se tinham dinheiro pra pagar pelo Box com certeza até o fechamento desta matéria já assistiram mais de cem vezes... será que dá tempo? (risos)

Abaixo voces podem ver o Box da World Classics.


Ultraman teve duas dublagens, e os fãs reclamam um pouco da segunda dublagem feita pela BKS, onde existem alguns erros de sincronia e nomes de personagens que foram trocados.

Porém a segunda dublagem é muito mais fiel à versão original, pois muita coisa inventada para a primeira não está contida na segunda, e pelo que sempre vejo nos lugares onde se discute sobre o assunto, os fãs gostam da primeira por serem as vozes que estão guardadas em sua memória afetiva.


Ultraman é um marco dentro da Tv mundial e foi o inicio de uma era evolutiva dentro do segmento Tokusatsu. Não se fala em Japão sem tocar no nome Ultraman, e todo este carisma do herói junto ao povo japonês foi um dos maiores impulsionadores para que a franquia se estendesse até os dias de hoje com seus altos e baixos, problemas financeiros, problemas judiciais, hiatos na franquia, escândalos com atores e muitos outros obstáculos que só fortaleceram o amor dos fãs por esta que é a mais antiga franquia de Tokustasu televisivo do mundo! Isso mesmo leitores Tokufriends eu disse do mundo! (risos)

Guia de Episódios:
01 – O invasor da galáxia

02 – O ataque de Baltan

03 – O monstro invisível

04 – Fúria sobre o mar

05 – O monstro verde

06 – Cacau

07 – A cidade de Lartraz

08 – A terra dos monstros

09 – Operação urânio

10 – A misteriosa base dinossauro

11 – O meteorito misterioso

12 – A múmia está chamando

13 – O sugador de petróleo

14 – Operação pérola

15 – O terríveis raios cósmicos

16 – Batalha no espaço

17 – Passaporte para o infinito

18 – Irmãos do espaço

19 – A ressureição do demônio

20 – A estrada 87

21 – A fumaça misteriosa

22 – A destruição da Terra!

23 – A terra natal

24 – A base científica submarina

25 – Espécime humana 5.6

26 – O príncipe dos monstros-1a. parte

27 – O príncipe dos monstros- 2a. parte

28 – O misterioso cometa Twifon

29 – Desafio vindo do fundo da Terra

30 – O fantasma das montanhas nevadas

31 – Quem está chegando?

32 – Contra ataque sem fim

33 – A palavra proibida

34 – Um presente do céu

35 – O cemitério dos monstros

36 – Arashi, não atire!

37 – O pequeno herói

38 – Ordem para resgatar a nave

39 – Adeus Ultraman

 
Elenco (atores e personagens, respectivamente):

Susumu Kurobe - Shin Hayata

Akiji Kobayashi - Capitão Muramatsu

Sandayu Dokumamushi - Arashi

Masanori Nihei -
Ito (Primeira Dublagem) - Ide (Segunda Dublagem)

Hiroko Sakurai - Fuji

Akihiko Hirata - Doctor Iwamoto

Koguehide Tsuzawa -
Hoshino (tido como irmão da oficial Fuji na primeira dublagem)


Em 2016 este herói e seu vasto universo estarão completando 50 anos, ou seja, meio século de existência. Já para começar, seremos brindados com o novo filme da franquia nos cinemas, que mostrará a conclusão definitiva da série Ultraman X, e ainda vai nos dar de presente a presença do primeiro Ultraman e de Ultraman Tiga, que são Ultras exibidos aqui no Brasil.
Mas isso é outra conversa para um novo encontro e papo sobre este universo tão rico dentro do Tokusatsu que conhecemos e tanto gostamos.




.

Postar um comentário

4 Comentários

infoararaquara disse…
Muito boa a matéria bem escrita gostei muito
Ultrafã disse…
Eu queria ter assistido o capitão aza mas nasci mais tarde. Foi uma bela época que gostaria de ter vivido.
Venâncio Souza disse…
Matéria excelente! Parabéns pelo trabalho DJ Marcos. Essa matéria me fez viajar rsrs. Ultraman e realmente algo atemporal, um marco na história do Tokusatsu e passe o tempo que for, não só a série, mas toda a sua franquia sempre será algo atual e sempre vai surpreender e encantar quem assistir.
Aguardando mais matérias sobre os gigantes prateados aqui na Tokufriends!
Mais uma vez parabéns pela matéria! \o/
Unknown disse…
Lindo texto, enriquecedor da cultura Tokusatsu, com uma linguagem informal, leve e descontraída, elucida com facilidade e destreza alguns fatos desconhecidos por muitos inclusive por mim. Quero dizer, por mim principalmente rsrsrs....
Como é gostoso saber que meu herói predileto da cultura asiática vive, e vive com muita força até o momento. Obrigado Xará por mais esse presente, que venha 2016, que venha as produções!!!